Em 2005 o Dr. Ornish e seus colaboradores demonstraram que pacientes com câncer de próstata apresentavam grande redução de células cancerígenas quando expostos a uma dieta baseada em vegetais. Em mulheres, a adoção da dieta baseada em vegetais (rica em fibras, pobre em gorduras) por apenas 2 semanas teve o mesmo efeito (Barnard et al., 2006).
Componentes das plantas podem reduzir a multiplicação de células cancerígenas (Key et al., 2009). O mesmo não se dá com o consumo de alimentos de origem animal, os quais estimulam a produção de IGF-1, hormônio que aumenta a progressão de tumores malígnos (Guevara-Aguirre et al., 2011; Levine et al., 2014).
Em dezembro de 2015 publiquei o manual de nutrição para sobreviventes do câncer. Você pode fazer o download aqui.
Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.
Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos. Curso online sobre Alimentos Funcionais
Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica
Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.
Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:
Proteína vegana sem corantes e sabor neutro: