Quando reagimos repetidamente às situações com medo, ansiedade ou pânico estas emoções acabam se tornando comuns e nossa forma padrão de agir. O legal é que isso também funciona com emoções boas. Se reagimos com alegria, contentamento, gratidão, humor ou amor reprogramamos o cérebro e ele passa a se comportar desse novo jeito.
Quando se trata de comer podemos passar o tempo todo nos preocupando, sentindo medo de engordar, preocupação ou ansiedade em relação ao futuro de nossa saúde. Mas podemos reprogramar o cérebro para que ele reaprenda a comer com prazer e alegria.
Faça esse exercício:
1) Peque um alimento que você adora.
2) Coma este alimento da forma mais lenta que conseguir, da forma mais lenta que já comeu na vida, observando-o, cheirando, tocando, mastigando lentamente. Observe os sabores e as sensações na boca, na garganta, no estômago...
3) Foque nas boas sensações.
4) Pare de comer quando estiver satisfeito.
4) Repita várias vezes durante a semana
Quando você se atém às emoções boas, quando você se conecta com o mundo interior, a ansiedade diminui. A compulsão fica sobre controle e você se sente mais satisfeito e melhor nutrido. Você aprende que o alimento não te controla, que o tédio não controla a forma que você come. A alimentação consciente é uma abordagem que não exclui alimentos favoritos mas também não incentiva o consumo exagerado. É uma abordagem que foca na sabedoria interior, nas mensagens do corpo.
Aprenda mais sobre o tema no curso online alimentação consciente.