Melhore a absorção da curcumina (presente no açafrão) para maior efetividade

O açafrão-da-terra também conhecido como cúrcuma é uma especiaria indiana utilizado há milênios tanto na culinária quanto na medicina Ayurvédica. Seu principal componente, a curcumina, dá à raiz sua coloração amarelada e também suas funções antiinflamatória, antioxidante e antimicrobiana. 

Estudos recentes mostram que o poder da curcumina é tamanho que seu uso é capaz de prevenir doenças como câncer, artrite, condições oculares, gastrointestinais, pancreatite e problemas cardiovasculares.

Além disso pacientes com problemas neurológicos (doenças de Parkinson, Alzheimer, autistas, síndrome de down) beneficiam-se do uso do açafrão já que a curcumina é capaz de reduzir a formação de placas beta-amilóides, as quais aumentam a perda de neurônios.

O açafrão pode ser utilizado diariamente na comida contudo há um problema: a curcumina não é muito bem absorvida. Quando a mesma é suplementada deve ser associada à piperina. Já no alimento pode ser associada à pimenta vermelha, à óleos (oliva, coco, linhaça) ou à quercetina (presente em cebolas, maçãs, brócolis, espinafre, couve e chicória). 

Lembro também que a curcumina é extremamente sensível ao calor. Por isto, adicione o açafrão apenas ao final da preparação. 

Suplementos de curcumina:

Existem também suplementos manipulados como o Curcuvail. Caso precise de ajuda com dosagens e modificação alimentar marque aqui sua consultoria nutricional online.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/