Observe a figura dos dois homens ao lado. Ambos possuem 1,90 metros e 110 kg. O cálculo do IMC revela obesidade grau I (30,5 kg/m2). Porém, a composição corporal destes indivíduos é bastante diferente. Enquanto o primeiro possui um alto percentual de massa magra o segundo possui um alto percentual de gordura corporal.
A diferença de composição faz diferença não só em termos estéticos mas também de saúde. Um alto percentual de gordura, especialmente localizado na região abdominal aumenta a incidência de doenças cardiovasculares e diabetes.
Para manutenção de uma composição corporal com menos gordura, evita-se o consumo de carboidratos com alto índice glicêmico e adequa-se o consumo de proteínas.
Enquanto isso, exercícios de força favorecem o ganho de massa muscular. A diminuição da quantidade de gordura e o ganho de musculatura pode não alterar a composição mas altera definitivamente a forma do corpo.
A gordura possui menor densidade. Ocupa maior espaço no corpo. Já o músculo possui maior densidade, porém ocupa menor espaço no organismo.