Taurina e Síndrome de Down

A taurina, ou ácido 2-aminoetanossulfônico é um peptídio sintetizado a partir dos aminoácidos metionina, cisteína e da vitamina B6 como co-fator. Fundamental ao adequado funcionamento do sistema nervoso, musculatura esquelética, sistema cardiovascular, intestinos e ossos.  Também tem efeito desintoxicante, facilitando a excreção de substâncias tóxicas, por meio da bile. Intensifica os efeitos da insulina favorecendo o anabolismo. 

Sua ação no cérebro contribui para a redução da ansiedade, hiperatividade e favorece a integridade das membranes celulares. Juntamente com o zinco mantém as estruturas oculares saudáveis.  Os alimentos de origem animal são as principals fontes por isto o ideal é que veganos façam a suplementação do peptídio.

Além disso, crianças com síndrome de down, cuja síntese protéica e de enzimas tende a ser menos eficiente e a excreção urinária aumentada, podem se beneficiar do uso do peptídio, principalmente durante a primeira infância, fase de grande desenvolvimento cognitivo.

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/