O excesso de peso é tão mais comum no consultório que nem me lembro de falar daqueles que precisam na verdade ganhar peso e não conseguem. Pessoas com o metabolismo muito rápido e que perdem peso facilmente tem tanta - ou mais - dificuldade em ganhar peso quanto aqueles com dificuldades em perder peso. Mas aqui vão algumas estratégias que podem ajudar:
- Dieta balanceada. Um nutricionista pode ajudá-lo a montar um cardápio hipercalórico. Esta é a primeira opção antes de partir para produtos que prometem ganho de peso. Existem "gainers" com 2.000kcal, 3.000kcal, 4.000kcal... quantidades que podem ser superiores às quais você na verdade precisa. Muitas vezes seu nutricionista optará por estes produtos mas apenas como um complemento utilizando uma alimentação saudável associada à uma dose menor do hipercalórico afim de chegar ao aporte calórico que você necessita. Tais ajustes vão sendo feitos consulta a consulta. Isto porque consumir uma dieta com muito mais calorias do que você necessita trará um ganho de gordura indesejável.
- Comece um programa de exercícios que vise o ganho de massa muscular. Converse com um educador físico e monte uma série com menos repetições e mais carga. Exercícios corretos associados à alimentação pré e pós treinos corretos (seu nutricionista irá calcular a quantidade de carboidratos e proteínas em cada refeição ou mesmo durante o treino) o ajudarão a ganhar peso e músculos. Isto é importante pois de nada adianta uma dieta horrorosa e hipercalórica se ela promover muito ganho de gordura. Além de não te proteger contra doenças ainda fará você parecer uma pessoa que malha mas que come muito mais do que deveria.
- Durma bem: é durante o sono que os hormônios de reparo e de crescimento são produzidos.
- Seja paciente: determinação é a chave. Não pegue atalhos pois o que vem fácil vai fácil. Não adianta crescer em gordura ou em água. O que você precisa é de massa magra e esta demora mesmo a aparecer.