Avaliação por bioimpedância

bioimpedancia_22679_l.jpg

A bioimpedância é um procedimento utilizado para a avaliação do peso corporal, para a estimativa do peso ideal e análise dos diversos compartimentos do corpo: gordura, água, músculos, ossos... 

Aplicações: avaliar o estado nutricional, identificar indivíduos em risco de saúde em decorrência de deficiência ou excesso de gordura, % aumentado de gordura abdominal, monitorar mudanças na composição corporal associadas ao emagrecimento, à obesidade, à certas doenças, ao crescimento, desenvolvimento, maturação, envelhecimento, esporte e cirurgias (lipoaspiração, bariátrica...), monitoramento hídrico e controle da composição corporal de atletas.

A avaliação é realizada no aparelho ironmann tetra polar. É fundamental o agendamento do horário. Além disso, para que os resultados sejam confiáveis é importante:

1- Ingerir 2L de água no dia anterior ao teste.

2- Não fazer exercícios físicos ou sauna nas 8 horas antes do exame.

3- Não ingerir bebida alcoólica nem café nas 48 horas antes do teste.

4- Evitar o uso de diuréticos por 7 dias antes do teste, a não ser que seja imprescindível ao seu tratamento de saúde atual.

5- Mulheres não devem estar no período menstrual.

6 - Não comer ou beber nas 4 horas que antecedem a avaliação.

7 - Esvaziar a bexiga 30 minutos antes do procedimento.

8 - Não fumar no dia do exame.

9 - Comparecer com roupas leves.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/