A revista Clinical Cancer Research publicou um estudo mostrando que um composto do brócolis (o sulforafano) consegue destruir células cancerígenas. Vários outros estudos já haviam apontado o mesmo, a diferença neste nova pesquisa é que foi demonstrado que o sulforafano consegue destruir também as células tronco cancerígenas. A quimioterapia atual não atuam contra estas células tronco cancerígenas, e esta é a razão pela qual o câncer pode voltar. Na presente pesquisa células cancerígenas de mamas de camundongos foram submetidas a concentrados de sulforafanos retirados do extrato de brócolis. O legal foi que o sulforafano conseguiu reduzir as células tronco cancerígenas com pouco efeito sobre as células saudáveis. E, após o tratamento, as células restantes perderam a capacidade de formar novos tumores. O sulforafano (figura acima) ainda não foi testado em mulheres com câncer de mama, o que deve acontecer nas próximas fases da pesquisa. Tambémexiste muita controvérsia pois o composto parece diminuir o efeito dos quimioterápicos, não sendo indicando - por enquanto - para indivíduos em tratamento. Porém, para a prevenção ou mesmo para evitar a remissão do câncer, o sulforafano parece uma boa idéia.
PRESTE TAMBÉM ATENÇÃO AOS NÍVEIS DE VITAMINA D
Vitamina D abaixo de 40ng/dl para mulheres é super comum em todo o mundo. Convém suplementar pois associa-se a maior perda óssea, piora da imunidade, aumento do risco de câncer de mama e declínio cognitivo. Para agendamento de consulta acesse: www.andreiatorres.com/consultoria
Para saber mais: Y. Li, T. Zhang, H. Korkaya, S. Liu, H. F. Lee, B. Newman, Y. Yu, S. G. Clouthier, S. J. Schwartz, M. S. Wicha, D. Sun. Sulforaphane, a Dietary Component of Broccoli/Broccoli Sprouts, Inhibits Breast Cancer Stem Cells. Clinical Cancer Research, 2010; 16 (9): 2580.