Alimentos ricos em fibra solúvel como maçãs, aveia e feijão mudam a personalidade do sistema imune, que passa de um estado pró-inflamatório para um anti-inflamatório, ajudando na recuperação de várias condições. Esta é a conclusão do estudo publicado na edição que aparecerá em maio de 2010 na revista Brain, Behavior, and Immunity, mas que já pode ser conferida online.
No experimento, camundongos consumiram dietas com baixo teor de gordura idênticas, porém um grupo foi suplementado com fibras insolúveis e outro grupo com fibra solúveis. Após 6 semanas os camundongos foram inoculados com uma substância (lipopolissacarídeo) que induz no organismo uma resposta semelhante à infecção bacteriana. Apenas 50% animais com a dieta rica em fibras solúveis adoeceram e dentre os que adoeceram, o tempo de recuperação também foi 2 vezes mais veloz.
A recomendação dietética para fibras é de 28 a 35 gramas para adultos, dentre solúveis e insolúveis. O problema é que o consumo de alimentos industrializados contendo fibra não garante uma boa ingestão de fibras solúveis. De acordo com relatos das indústrias, a maior parte da fibra adicionada aos produtos prontos é do tipo insolúvel. Estas são importantes afim de aumentar o peristaltismo e proteger o organismo contra doenças como o câncer de cólon, porém não tem efeito benéfico sobre o sistema imune. Assim, além de barras de cereais, pães integrais e outros produtos consuma também fontes naturais como aveia, castanhas, sementes, lentilha, frutas cítricas (com a parte branca), maçãs, morangos e cenouras.
Suplementos contendo fibras
- Muke: inulina e frutooligossacarídeos (fos) e galactooligossacarídeos (gos) e goma guar (cyamoposis tetragonolobus) - https://amzn.to/3yhbTXR
- FiberFor - Fibra de Trigo, Frutooligossacaríos (FOS) e Inulina - https://amzn.to/3yeTgUl
- FiberMais - Goma Guar Parcialmente Hidrolisada e Inulina - https://amzn.to/3buAONK
- Fiber Balance - gomar guar parcialmente hidrolisada SUNFIBER e inulina - https://amzn.to/3w6L0nq
- Mix de fibras catarinense - inulina e polidextrose - https://amzn.to/3hvZbOS
- FOS maxinutri - frutooligossacarídeos (fos) - https://amzn.to/3hqMd4Y
- Nesh fibras - inulina e goma guar - https://amzn.to/3fkM8gD
- Psyllium - https://amzn.to/3uut4Fx
Quem precisa ter cuidado com o Psyllium?
O psyllium é uma fibra mas viscosa e alguns pacientes podem ter dificuldade na deglutição, especialmente aqueles com menos de 6 anos, que não mastigam bem ou que possuem disfagia. Você também não deve tomar psyllium se já teve alguma reação alérgica a ele, se sente muita dor de estômago, caso tenha disfagia (como frequentemente acontece em pacientes com doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica ou após um derrame cerebral).
A disfagia esofágica caracteriza-se pela sensação de comida grudada ou presa na base da garganta ou no peito depois de começar a engolir. Algumas das causas da disfagia esofágica incluem:
Acalasia: distúrbio em que as contrações rítmicas do esôfago estão ausentes ou comprometidas.
Espasmo difuso: movimentos peristálticos do esôfago mal coordenados.
Estenose esofágica: estreitamento do esôfago. Pode ocorrer em caso de tumores ou cicatrização após refluxo ou mesmo radioterapia.
Esofagite eosinofílica: condição inflamatória frequentemente relacionada à alergia alimentar, gerando presença de eosinófilos e disfunções no esôfago.
Fibras que não geram géis, como inulina, frutooligossacarídeos ou gomar guar parcialmente hidrolisada são mais seguras nestes casos e podem ser adicionadas às bebidas, caso o paciente relate prisão de ventre.
PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE
Para saber mais: Christina L. Sherry, Stephanie S. Kim, Ryan N. Dilger, Laura L. Bauer, Morgan L. Moon, Richard I. Tapping, George C. Fahey Jr., Kelly A. Tappenden, Gregory G. Freund. Sickness behavior induced by endotoxin can be mitigated by the dietary soluble fiber, pectin, through up-regulation of IL-4 and Th2 polarization. Brain Behavior and Immunity, 2010.