Gordura trans e derrame

A incidência de derrame isquêmico, provocado pela não chegada de sangue ao cérebro, vem aumentando inclusive em mulheres. Uma das causas é o consumo crescente de gorduras do tipo trans. De acordo com um novo estudo, indivíduos que abusam deste tipo de gordura (7 gramas/dia) tem 30% a mais de sofrerem doenças cardíacas do que indivíduos que consomem menos trans (até 1 grama por dia). As principais fontes deste lipídios são as frituras e os alimentos processados (massas, tortas, pizzas, biscoitos, margarinas e molhos prontos).

E não se engane se sua cadeia de fast food se diz mais saudável agora por não estar utilizando mais trans. Frituras são sempre ruins para a saúde. Além disso, as redes de fast food substituíram a gordura trans por óleo de palma, que segundo este estudo é tão prejudicial quanto. Evite alimentos ultraprocessados.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags