Diabéticos em dietas ricas em fibras podem precisar de mais cálcio

Pesquisadores do UT medical Center relataram que pacientes com diabetes tipo 2 excretam menos cálcio na urina quando consome 50 gramas de fibras por dia, comparados àqueles que consomem 24 gramas ao dia. Uma menor excreção de cálcio indica uma economia já que menos deve estar sendo absorvido.

A fibra é importantíssima pois melhora o controle da glicose e do colesterol e o funcionamento intestinal. Porém um excesso de fibras diminui a absorção de diversos minerais, dentre eles o cálcio. A deficiência de cálcio está relacionada à osteoporose e ao maior risco de câncer. Porém, de acordo com o cientista responsável pelo estudo, Dr. Abhimanyu Garg, é fundamental conversar com um nutricionista antes de iniciar a suplementação do mineral pois quantidades de cálcio maiores que as recomendáveis aumenta o risco de pedras nos rins.

Tipos de fibras, fontes e funções

Fonte: Krause, 13a ed., 2012. https://amzn.to/3I1uHhW

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags