A alicina, composto orgânico que dá ao alho seu odor característico, age como um pontente antioxidante. De acordo com o químico Derek Pratt, quando a alicina é decomposta, o ácido sulfênico final reage com os radicais livres, inativando-os. Os novos resultados do pesquisador foram publicados na edição de janeiro/2009 do international chemistry journal Angewandte Chemie. Esta capacidade antioxidante dá ao alho uma capacidade protetora contra doenças inflamatórias e cardiovasculares, daí ser considerado um alimento funcional em muitos países. O alho também possui as vitaminas A, C, B2 e B6 além dos minerais ferro e silício.
Se quiser conhecer mais sobre as propriedades dos alimentos faça o curso online Alimentos Funcionais. O mesmo é perfeito para os que querem aprender mais sobre as propriedades dos alimentos e o impacto dos mesmos na saúde e na prevenção de doenças.
Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos. Conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.