O Programa Academia da Cidade, implantado em 2002 pela Secretaria de Saúde do Recife, como uma política de promoção à saúde, com ênfase na atividade física, lazer e alimentação saudável poderá ser adotado nos EUA.
O projeto oferece atividades gratuitas para pessoas de todas as idades incluindo aulas de ginástica e dança, palestras relacionadas a temas sociais e de saúde, atendimento mensal a mais de 30.000 usuários com serviços de avaliações física e nutricional, prescrição de exercícios e orientação nutricional a hipertensos, diabéticos, obesos e cardiopatas dentre outros.
O programa aumentou enormemente a prática de atividade física na comunidade e um grupo de pesquisadores dos EUA, incluindo o Ph.D. Ross C. Brownson, da Universidade de Washington acreditam que o modelo poderia funcionar em outros países também. A análise do programa, que também envolveu pesquisadores brasileiros, das Universidades de São Paulo e Pelotas, da Secretaria de Saúde de Recife e do Ministério da Saúde foi publicado na edição de janeiro do American Journal of Public Health. Deveria ser também implantado em outras cidades do Brasil. Cobre do seu prefeito!