Chás e água evitam a erosão dentária

Você sabe bem: açúcares e carboidratos podem causar cáries. Um copo de refrigerante com 300ml pode ter até 7 colheres de sopa de açúcar, ou seja se você lanchou no shopping e foi ao cinema passando algumas sem escovar os dentes, já corre o risco de maior erosão do esmalte dentário. Mas este não é um fenômeno que ocorre apenas após o consumo de refrigerantes, salgadinhos e doces. Frutas cítricas encontradas em sucos comuns são erosivos e também podem causar danos irreversíveis. Já os chás fermentados não causam estes danos irreversíveis, pelo menos é o que propoem os autores de artigo publicado na edição de julho/agosto do General Dentistry.

Porém os autores do estudo lembram que apesar de o consumo de chá verde  e preto terem danificado muito pouco o esmalte (sendo comparados à água), a bebida deve ser preparada sem açúcar, adoçante, leite ou limão para que seja benéfica à nossa saúde bucal.

Fonte da imagem: http://z.hubpages.com/u/310268_f520.jpg

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags