
Dois artigos publicados recentemente mostraram que comer poucas vezes ao dia pode comprometer a saúde. Em um estudo, indivíduos que consumiam apenas 1 refeição ao dia tinham o colesterol mais elevado do que outro grupo onde consumia-se pelo menos três refeições ao dia. O grupo que fazia apenas uma refeição também tinha maiores níveis de glicose pela manhã.
É claro, se uma pessoa come várias as vezes ao dia mas muito carboidrato simples talvez o resultado seja bem diferente. Então, se você optar por chegar a 4, 5, 6 ou mais pequenas refeições ao dia (como café da manhã, lanche, almoço, lanche, jantar e ceia) tenha em mente que a escolha dos alimentos é muito importante.
Atletas, por exemplo, podem precisar consumir mais refeições ao dia afim de compensar o gasto energético elevado. Contudo, quando pensam apenas em calorias e se empanturram de pão e pizza podem acumular gordura corporal.
Por outro lado, muita gente tem tentado fazer jejum. Só que não é para todos. Muitas pessoas quando consomem poucas refeições ao dia ficam famintas e quando comem não controlam nem a quantidade nem a qualidade, ingerindo grandes quantidades de gordura, calorias e alimentos industrializados pobres em vitaminas e minerais. Observe-se e veja o que é melhor para você.
