Frutas e verduras são importantíssimos para a saúde pois fornecem vitaminas, minerais, fitoquímicos e fibras que nos protegem contra doenças e fazem com que crianças cresçam e desenvolvam-se apropriadamente. As mesmas devem consumir entre 3 e 5 porções de frutas e verduras ao dia porém a maioria dos indivíduos (crianças, adolescentes e adultos) não atingem estas recomendações.
Para que estas metas sejam atingidas algumas estratégias são importantes como incluir lanches saudáveis durante o dia e oferecer saladas, verduras e legumes diariamente. Os pais devem ser o exemplo principal porém o papel da escola é importantíssimo e um novo estudo da Universidade da Califórnia demonstrou que quando as escolas oferecem este tipo de alimento as crianças tendem a se alimentar melhor. Por isso, ao escolher a escola de seus filhos atente não só para o projeto pedagógico mas também para o tipo de alimentos fornecidos em lanchonetes e refeitórios.
A educação nutricional é fundamental para a saúde dos jovens futuramente uma vez que é capaz de prevenir doenças como vários tipos de câncer, diabetes e obesidade.
10 estratégias para melhorar a saúde da criançada em casa também
(1) aprender de onde o alimento vem (levar à feira, à fazenda, à horta...),
(2) plantar,
(3) agradecer pelos alimentos,
(4) deixar alimentos saudáveis à vista,
(5) dar o exemplo,
(6) oferecer o alimento de várias maneiras (cozido, assado, grelhado, purê, amassado, batido, etc),
(7) consumir alimentos coloridos diferentes e da estação,
(8) beber água,
(9) ter paciênica - comer é um processo de aprendizagem complexo,
(10) comer junto - manter a rotina, com o horário de refeições da família.