Origem do chocolate

Uma descoberta feita por arqueólogos em Honduras revelou que o cacau já era utilizado em bebidas na América Central cerca de 500 anos antes do que se imaginava: 1150 a.C.

Os cientistas identificaram resíduos do composto químico teobromina, encontrado apenas na planta de cacau, em potes de cerâmica datados de 1150 a.C. ? cinco séculos antes do registro mais antigo de consumo de cacau de que se tinha notícia até então.

Os resultados do trabalho foram publicados no site da revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

→ VATA: deve comer pouco e escolher o chocolate com adoçantes naturais. O cacau tem os aspectos leve e seco que ampliam a luz e a secura de vata, desequilibrando por excesso. A cafeína do chocolate pode gerar nervosismo e ansiedade.

→ PITTA: adicionar cardamomo ao chocolate para dar uma apaziguada, pois as qualidades aquecedoras e estimulantes do cacau lançam mais calor ao fogo de Pitta, que já tem tendência  à azia, acne e irritabilidade.

→ KAPHA: para este dosha a notícia é melhor, pois as qualidades amargas e quentes são opostas às pesadas e frias de kapha. O importante é comer de forma equilibrada, um pouco de chocolate amargo uma ou duas vezes por semana.

CURSOS EM DESTAQUE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags