Na última quarta feira um grupo de nutricionistas processou a lanchonete Burger King por ser a única cadeia de lanchonete a não banir o uso de gorduras trans no estado. O grupo alegou que a lanchonete utiliza a gordura hidrogenada sem advertir os consumidores de sua consequência para a saúde. A gordura trans aumenta o colesterol ruim no sangue (colesterol LDL) e pioram os 3 índices explicados no vídeo abaixo, aumentando o risco de doenças cardiovasculares.
No Brasil, os rótulos dos alimentos industrializados devem conter os valores de gorduras trans presente nos alimentos, porém os restaurantes e lanchonetes não são obrigados a declarar o valor utilizado em suas preparações. Porém, de acordo com o advogado responsável pela ação, Stephen Gardner, "dado o nível de conhecimento atual acerca dos prejuízos à saúde proporcionados pela gordura trans, o uso deliberado destes alimentos, que são completamente dispensáveis, fazem dos mesmos um risco à população.
A porta voz do Burger King, Keva Silversmith, disse que a companhia está desapontada com a ação e que a cadeia de lanchonete está comprometida com a eliminação da gordura trans de seus produtos até 2008. Nos EUA, tanto os estados de Nova York quanto o da Filadélfia sancionaram leis que banem o uso de gorduras trans nos restaurantes de suas cidades. O que você acha? Leis similares deveriam ser propostas no Brasil?