Se você quiser diminuir o risco de seu filho adquirir a polinose, vulgarmente conhecida como febre do feno (hay fever), melhore a alimentação em sua casa. A febre do feno é um tipo de reação alérgica de menor gravidade, geralmente ocasionada quando o indivíduo entre em contato com polén, por isso, muito comum na primavera, quando as flores desabrocham.
Em uma pesquisa publicada este mês os pesquisadores demonstraram que crianças e adolescentes gregos (acompanhamento de 690 indivíduos com idades entre 1 e 18 anos), que seguiram uma dieta típica mediterrânea tiveram um risco 30% menor de desenvolver a polinose. As crianças que além de seguirem a dieta proposta ainda consumiram uma quantidade grande de frutas tiveram um risco surpreendentemente diminuído em 60%.
Outros estudos demonstraram que a dieta mediterrânea reduziu também o risco de doenças como o diabetes, a pressão alta, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Para saber mais: Leda Chatzi , Gianna Apostolaki , Ioannis Bibakis , Isobel Skypala , Vasiliki Bibaki-Liakou , Tzanakis Tzanakis , Manolis Kogevinas and Paul Cullinan. Protective effect of fruits, vegetables and the Mediterranean diet on asthma and allergies among children in Crete. Thorax. Published Online First: 5 April 2007. BMJ Publishing Group Ltd & British Thoracic Society.