Você sabia que nem todos os suplementos são adequados nem recomendados durante a gestação. Multivitamínicos e minerais podem parecer inofencivos mas podem causar danos aos fetos. Ao contrário das suplementações de ferro e ácido fólico, que previnem partos prematuros, baixo peso ao nascer, morte perinatal e defeitos do tubo neural, outros suplementos só devem ser ingeridos após avaliação médica e nutricional.
A vitamina A, por exemplo, quando em excesso pode causar lesão obstrutiva do ureter fetal e má formação do trato urinário. Já a hipervitaminose D pode causar hipercalcemia fetal com retardo do crescimento, estenose aórtica, além de deposição de cálcio no cérebro e em outros órgãos.
Suplementação para um bebê saudável
A suplementação na gravidez varia para cada mulher e deve ser prescrita e avaliada durante a consulta, a partir da anamnese, resultado de exames, sinais e sintomas. Mas, de forma geral, a mulher deverá utilizar vitamina D, metilfolato, ômega-3, probióticos e um suplemento multivitamínico específico para esta fase da vida. Muitas mulheres também beneficiam-se do uso da melatonina.
Moro hoje fora do Brasil mas se desejar pode marcar comigo uma consultoria online.
AGENDE SUA CONSULTA
Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.