Vitamina C pode ajudar a reduzir a dor

A dor é uma experiência sensorial e emocional incômoda associada a um dano real ou potencial a um tecido. A deficiência de vitamina C parece aumentar as dores músculo-esqueléticas. De fato, a dor é um dos sintomas da doença escorbuto, causada pela deficiência crônica de vitamina C. No escorbuto há sangramento dos tecidos, inchaço e aumento da sensibilidade em regiões como gengivas, articulações do quadril, joelho e tornozelo. O sangramento também pode aumentar dores ósseas.

A deficiência de vitamina C costuma ser mais comum em pacientes idosos hospitalizados e indivíduos com câncer. Trauma e cirurgia também podem esgotar as pequenas reservas de vitamina C do corpo, assim como o consumo excessivo de carboidratos simples. Mas pessoas que nunca consomem frutas e verduras também podem ter carência deste nutriente. Estudos mostram que nestes casos aumentam as dores nas costas e em articulações.

Não há consenso acerca do mecanismo analgésico da vitamina C. Uma das hipóteses é que o nutriente ajuda a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, os quais estão associados à dor. Outra questão é que a vitamina C é cofator na produção de neurotransmissores do tipo catecolaminas, que ajudam na analgesia (redução da dor). A vitamina C também parece participar da síntese de neuropetídios opióides e endorfinas, que também diminuem a dor. Obviamente, a vitamina C sozinha não fará milagres, mas é um importante componente na redução da dor.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags ,