SIBO X SIFO (Supercrescimento de bactérias e fungos no intestino delgado)

SIBO (Supercrescimento Bacteriano no Intestinal delgado) e SIFO (Supercrescimento Fúngico no intestino delgado) são condições de saúde que parecem afetar cada vez mais pessoas. SIBO significa supercrescimento bacteriano no intestino delgado e SIFO significa supercrescimento de fungos no intestino delgado. Neste vídeo falo bastante sobre SIBO:

A SIBO e a SIFO são tratadas com uma combinação de antibióticos/antifúngicos e suplementação de probióticos. Contudo, sem modificações no estilo de vida o problema retorna e os sintomas também. Drogas, álcool, dieta pobre em frutas e verduras e rica em alimentos industrializados, estresse e sedentarismo impactam negativamente o intestino e aumentam o risco de SIBO e SIFO.

DIETA PARA REDUÇÃO DE FUNGOS INTESTINAIS

Em artigo publicado em 2018 no Journal de Mycologie Médicale os autores comparam a eficácia de dieta antifúngica com medicamentos antifúngicos (sem seguimento de dieta específica). Depois de 3 meses, os pacientes que seguiram a dieta relataram maior alívio dos sintomas e melhores resultados nos exames de fezes do que os pacientes que só usaram medicação. Ou seja, a alimentação precisa melhorar. Não é recomendado ingerir açúcar refinado, carnes defumadas e gordurosas, bebidas com álcool e também vinagre alcoólico. Podem ser consumidos alimentos integrais, carnes brancas e magras, gordura de boa qualidade, frutas com pouco açúcar, boas fontes de selênio e própolis (Otašević et al., 2018).

Mas não existe fórmula mágica. Alguns pacientes também precisarão excluir por um tempo alimentos ricos em FODMAPs, suplementar probióticos e glutamina, além de compostos antiinflamatórios. E vão ter os pacientes que vão ter que associar isso tudo à medicação antifúngica (no caso da SIFO) e antibióticos (no caso da SIBO).

PRECISA DE AJUDA?

MARQUE AQUI SUA CONSULTORIA NUTRICIONAL ONLINE.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/