Ser um ex-vegano: está tudo bem

Por anos foquei meus atendimentos em vegetarianos e pessoas em transição para o vegetarianismo ou veganismo. Estes pacientes vão e vem e mudam a dieta a cada fase da vida, com base em seus valores, necessidades fisiológicas ou emocionais.

Há anos venho estudando o sistema médico milenar Ayurveda. Apesar de ter nascido na Índia, onde a população é majoritariamente vegetariana, o Ayurveda não é um sistema vegetariano. Os textos clássicos Ayurvédicos descrevem as propriedades curativas tanto de produtos de origem vegetal, quanto animal.

É certo que o vegetarianismo tem sido um componente das práticas ascéticas na Índia. No yoga as práticas vegetarianas baseiam-se no conceito de ahimsa, ou não-ferimento. O vegetarianismo é uma escolha, a minha escolha e apenas isso. Não significa que seja mais saudável ou espiritualmente elevada. Mas vira um dilema para muitas pessoas. Os ex-veganos culpam-se quando resolvem voltar a comer ovos. Os ex-vegetarianos culpam-se quando resolvem voltar a comer peixes.

Infelizmente, apesar do que dizem por aí, obter todos os nutrientes que necessitamos nem sempre é fácil. Mesmo com dietas variadas, uma pessoa que come de tudo pode desenvolver carências nutricionais (ferro, vitamina D, cálcio, vitamina B12, zinco, ômega-3, magnésio são as mais comuns, em todo tipo de dieta).

Veganos, vegetarianos, flexitarianos (os que consomem alimentos de origem animal apenas esporadicamente), onívoros (os que comem de tudo) podem ser saudáveis ou não saudáveis. Assim como vejo onívoros com péssimas dietas vejo veganos com péssimas dietas. E, assim como vejo onívoros com dietas balanceadas vejo veganos e vegetarianos também. Comer não é sempre barato, preparar alimentos não é sempre fácil e ser perfeito não devia ser a meta de ninguém. Precisamos sim cuidar do meio ambiente, dos animais, da vida na terra, da nossa saúde física, emocional e mental. E isso pode ser feito de várias maneiras. Por isso, está tudo bem quando uma pessoa migra de uma dieta para outra. O vai e vem é normal na vida em várias áreas e na alimentação também.

Cada um precisa ouvir o próprio corpo e não as celebridades. Cada um precisa sentir o que vale a pena e não o que é senso comum. Modismos não têm relação com saúde. E, precisando de aconselhamento ficarei feliz em ajudar.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/