DIETA DA JENNIFER LOPEZ É SAUDÁVEL?

Jennifer Lopez, atriz e cantora, estreia um novo filme: Hustlers. O drama, inspirado em artigo publicado na New York Magazine, mostra ex-funcionárias de um clube de strip-tease que unem-se para virgar-se de clientes ricos. Para preparar-se para o filme, Jennifer Lopez adotou uma rotina de exercícios pesada e uma dieta paupérrima em carboidratos. Quem já fez muita dieta na vida aprendeu a lição: a exclusão de grupos inteiros de alimentos cria compulsão alimentar, medo de certos alimentos, neuroses. Dietas restritivas criam obsessão por certos alimentos e uma cultura de dieta e hipervalorização da imagem corporal. O efeito ioiô é muito comum. Entra-se em uma dieta, o emagrecimento e visível. A dieta é interrompida e o ganho de peso e de muita gordura corporal é inevitável.

A atuação de Jennifer Lopez no filme rendeu-lhe muitos elogios e agora ela está fazendo uma verdadeira procissão pela TV, não para falar do filme, mas de seu corpo escultural e de seu desafio de 10 dias sem carboidratos. É muito tentador ver uma mulher tão em forma aos 49 anos e o desafio da dieta J-Lo pegou como uma praga.

O ponto forte da dieta é a eliminação dos alimentos ultraprocessados. O ponto fraco é o consumo baixíssimo de fibras, fitoquímicos, vitaminas e minerais. Obviamente, Jennifer Lopez está muito bem assessorada e fazendo uma enorme suplementação, para compensar o desequilíbrio na dieta. Mas muitas pessoas não têm tais facilidades e acabam passando mal e comprometendo a própria saúde. Falo mais sobre tais dietas neste vídeo.

Dietas pobres em carboidratos bons desequilibram a microbiota intestinal, o que gera inflamação e aumenta o risco de doenças metabólicas, de alergias e de irritabilidade. Estudos mostram que pessoas que consomem muita carne possuem uma maior colonização por bactérias do tipo Clostridium hathewayi, que produzem trimetilamina (TMA), ligado às doenças cardiovasculares (Genoni et al., 2019).

Não coloque sua saúde em risco, faça acompanhamento com profissionais qualificados e tenha calma. Para que a pressa? Viva um dia de cada vez. Benefícios duradouros são aqueles provenientes de um estilo de vida consistente.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/