Benefícios dos alimentos ricos em clorofila (e outros fitoquímicos) + resumo do livro "How not to die"/ "Como não morrer"

fluxo_energia1.jpg

A fotossíntese é o processo no qual as plantas absorvem a luz do sol - junto com a água e o dióxido de carbono - e as transformam nos carboidratos que necessitam para o crescimento. O oxigênio é também um subproduto da fotossíntese.

No coração da fotossíntese está a clorofila, um pigmento que absorve o azul e algumas partes vermelhas do espectro eletromagnético da luz solar e dá à planta sua cor verde. Quanto mais profundo, mais escuro o verde um vegetal, mais clorofila contém.

Siga meu canal no YouTube

Em nosso corpo, a clorofila desempenha várias atividades biológicas importantes, pois:

  • facilita a eliminação de toxinas, como aminas heterocíclicas das carnes, micotoxina do amendoim.

  • protege ácidos graxos contra a oxidação (perda de elétrons).

  • inibe enzimas formadoras de substâncias cancerígenas.

  • otimiza a produção de ubiquinol (a versão reduzida da coenzima Q10) pelas mitocôndrias (Qu et al., 2012). A coenzima Q10 atua como um antioxidante e é um dos principais componentes para a saúde do coração.

As melhores fonte de clorofila são os vegetais verde-escuros, a alga chlorella, a spirulina, a cevada e a salsa.

Faça o download da tabela com o ranking dos alimentos e condimentos mais antiinflamatórios e benéficos à sua saúde:

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/