Técnicas meditativas ajudam no emagrecimento

É de partir o coração ver alguém desistindo dos próprios sonhos. Pode ser o sonho de voltar a estudar, o sonho de mudar de emprego, o sonho de viajar, de conhecer alguém especial. Vários de meus clientes dizem que precisam emagrecer para depois poderem sonhar novamente. Eu digo que não! Entendo o porque tanta gente acredita que só será valorizada quando emagrecer. Também vivo neste mundo e recebo as mesmas mensagens da mídia, dos blogs, das redes sociais. Mas na prática, os clientes que têm mais sucesso no processo de emagrecimento são os que aprendem a valorizar-se agora. Uma autocrítica forte pode desmotivar ao invés de motivar. Por isso, o primeiro passo do processo de emagrecimento não é fazer dieta mas aprender a valorizar-se exatamente como é.

Você tem tanta compaixão pelos outros, por que não tentar o mesmo com você? Aprecie mais sua bondade, seus pontos fortes, se valor como ser humano. E humanos estão longe da perfeição, sentem dor, cometem erros, frustram-se. Se o seu pensamento padrão o  é de auto-acusação e culpa (“por que comi isso, por que comi aquilo, nunca vou conseguir emagrecer, nunca faço nada direito”), você precisará aprender a combater com amor, com respeito. A terapia cognitivo-comportamental pode ajudar. Observe seus pensamentos e identifique alternativas. Tenho certeza que você faz muitas coisas direito, por isso livre-se dos pensamentos que a colocam para baixo.

A meditação também pode ajudar. Esteja no presente, observe suas sensações corporais, seus pensamentos, suas emoções, sem julgamento. Se preferir faça anotações, tente reconhecer ao longo do tempo padrões de consumo alimentar, padrões de pensamento. Como repetem-se? O que isso lhe diz?

Em meus cursos online ensino diversas técnicas para quem deseja uma vida saudável, mudando não só a dieta, mas também a forma de pensar e sentir.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/