Avaliando a glicação

Eu gosto de um chocolate, mas como vimos no último vídeo o consumo excessivo de açúcar gera um processo chamado glicação. Quanto maior é a glicação maior é o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e doença de Alzheimer. Neste segundo vídeo discuto a forma de avaliar o processo de glicação em nosso corpo e se é hora de reduzir o chocolate e outros alimentos açucarados.

Para combater a glicação adicione mais antioxidantes em sua vida. Que tal tomar pela manhã um copo de suco de 1 limão espremido, com 1 colher de chá de canela e 1 colher de chá de gengibre ralado? Muito fácil, muito prático e ainda estimula genes e fatores de transcrição envolvidos com a expressão de enzimas antioxidantes. Você ainda pode variar durante a semana. Em outro dia poderá tomar o limão espremido com 1 colher de chá de extrato de uva (vendido em lojas de produtos naturais) ou mesmo o suco de 1 limão com 1 colher de chá de açafrão. Mas tome cuidado pois o ácido do limão pode desgastar o esmalte dentário. A dica do meu dentista é tomar o suco com um canudo para que o limão não encoste nos dentes.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/