Obesidade e apneia do sono na Síndrome de Down (trissomia do 21)

apneia.jpg

A obesidade e a apneia obstrutiva do sono estão entre os principais problemas de saúde em pessoas com síndrome de Down (SD). Tanto a obesidade quanto a apneia comprometem a marcha destes indivíduos. Além da lentidão a marcha vai ficando mais desequilibrada (Chen & Ringenbach, 2018). 

Obesidade e apneia contribuem ainda para maior cansaço e desmotivação para realizar várias atividades que contribuem para a aprendizagem e ganho de novas habilidades. Nos Estados Unidos um aplicativo para celular está sendo desenvolvido para auxiliar pessoas com Síndrome de Down a escolherem alimentos saudáveis fora de casa, como em restaurantes (Lazar et al., 2018).

Profissionais de saúde e familiares também precisam de conhecimentos chave em nutrição para que possam melhor apoiar pessoas com síndrome de Down. Debateremos mais sobre este e outros assuntos no grupo de estudos “Alimentação e Suplementação na Síndrome de Down. Inscreva-se.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/