Alecrim e longevidade

Ervas são ricas em vitaminas, minerais e fibras que retardam o envelhecimento. Uma destas ervas é o alecrim.

De acordo com pesquisadores da Escola de Medicina de San Diego da Universidade da Califórnia e da Universidade de Roma La Sapienza, idosos que consomem mais alecrim estão mais protegidos contra problemas típicos da velhice como doenças cardiovasculares e Alzheimer (CIAO study).

O grupo estudado, composto por 300 idosos, seguia a dieta mediterrânea e fazia caminhadas regulares, o que por si só é considerada protetora contra doenças. Mas o que havia mesmo de comum na dieta desta população era o grande consumo de alecrim, erva capaz de desintoxicar o corpo, melhorar a memória e a imunidade.

ERVAS DESIDRATADAS SÃO RICAS EM POLIFENÓIS

A tabela abaixo mostra algumas ervas e especiarias e seus teores de polifenois (mg GAE/ 100 g). Observe que as ervas secas concentram os compostos fenólicos e suas propriedades benéficas à saúde (Bower, Marquez, & Mejia, 2016).

Conheça mais sobre soja, tomate, berinjela, brócolis, mel, açafrão, chá verde, maçã, mirtilo, açaí, dentre tantos outros alimentos em meu curso online. Nele, conversaremos também sobre nutrientes e não nutrientes que podem ser destacados nos rótulos dos alimentos por seu potencial benefício à saúde, incluindo ácidos graxos, carotenóides, fibras e probióticos.

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/