Inclua na sua alimentação semanal

dicas.jpg

Você já deve ter ouvido falar que deveríamos consumir todas as cores do arco-íris para que nossa dieta seja rica em fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes - substâncias biologicamente ativas que protegem as plantas dos vírus e das bactérias e que oferecem benefícios semelhantes ao ser humano. É verdade, tenha no seu cardápio vegetais de cores variadas. Tente comprar toda a semana:

Vegetais folhosos de coloração verde: escolha três tipos semanalmente entre agrião, acelga, couve, alface, espinafre, major gomes, almeirão, endívia, escarola, folha de beterraba, mostarda, folha de uva, radichio. 

Vegetais crucíferos: os alimentos desta categoria têm em comum o fato de possuírem o formato de cruz em sua superfície. Recomenda-se que sejam consumidas diversas porções de vegetais crucíferos semanalmente pois são altamente protetores contra o câncer e doenças neurodegenerativas. Exemplos: brócolis, couve-flor, rabanete, nabo, repolho.

Abacate: rico em gorduras monoinsaturadas e fitonutrientes como betassitosterol e a glutationa, que ajudam a reduzir o colesterol e neutralizam radicais livres, reduzindo o risco de doenças cardíacas e câncer.

Açaí, mirtilo, berinjela ou uvas roxas: alimentos com a coloração roxa são ricos em antocianidinas, poderosos fitoquímicos capazes de reduzir o risco de câncer, úlceras e hipertensão.

Nozes, castanhas e sementes (chia, linhaça): repletas de gorduras monoinsaturadas e ômega-3 com efeito antiinflamatório. 

Açafrão: um dos condimentos mais poderosos e antiinflamatórios.

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags