Yoga no tratamento da artrite idiopática juvenil

artrite-RX-mãos.jpg

A artrite idiopática juvenil (AIJ) é uma doença reumática, inflamatória e crônica que acomete as articulações e outros órgãos, como a pele, os olhos e o coração. A principal manifestação clínica é a artrite, caracterizada por dor, rigidez articular, aumento de volume e de temperatura de uma ou mais articulações e dificuldades psicossociais. Caracteristicamente, a doença inicia-se antes dos 17 anos de idade.

O tratamento envolve o uso de medicamentos com vários efeitos colaterais. Por isso, estratégias alternativas porém eficazes são bem-vindas. Feinstein e colaboradores (2018) publicaram estudo no qual avaliaram a prática de yoga em relação à dor e rigidez matinal em uma adolescente de 17 anos com artrite idiopática juvenil. A mesma participou de sessões de yoga em grupo e também praticou yoga em casa.

De acordo com a própria adolescente a prática de yoga ajudou a reduzir a intensidade da dor, a intensidade da rigidez e a duração da rigidez matinal. Pesquisas com um número maior de participantes são necessárias para que possamos explorar melhor o impacto do yoga para jovens com artrite. 

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/