Dieta, microbiota intestinal e cognição

Evidências científicas mostram o impacto do consumo de dietas ricas em gordura e açúcar no desenvolvimento de obesidade, diabetes mellitus tipo 2 (DM2), doença cardiovascular e também no declínio cognitivo acelerado.

cia-13-1497Fig2.jpg

Perda de memória, falta de atenção e dificuldades relacionadas ao raciocínio lógico são sintomas do declínio cognitivo. Muito associado ao processo de envelhecimento, o mesmo pode ser prevenido com dieta antiinflamatória, rica em vegetais. Além disso, o intestino não pode ser fonte de inflamação.

No intestino humano existem trilhões de microorganismos inofensivos. É a microbiota intestinal, fundamental para a boa imunidade e redução da inflamação. Contudo, o consumo de uma dieta rica em gordura e açúcar altera a composição saudável da microbiota, o que leva a uma população microbiana desequilibrada e inflamatória. É a disbiose intestinal, também envolvida com o declínio cognitivo (Proctor et al., 2017).

A microbiota fecal de indivíduos idosos com fragilidade física, limitações de mobilidade e multimorbidade apresentam menor biodiversidade e menor produção de substâncias antiinflamatórias. Certos tipos de bactérias patogênicas podem aumentar inclusive a produção de proteínas amilóides (Ticinesi et al., 2018).

A produção de citocinas pró-inflamatórias no intestino não saudável pode ativar a microglia cerebral, promovendo neuroinflamação, morte neuronal e deposição de β-amilóide, aumentando o risco de Alzheimer. Dietas com padrões semelhantes às abordagens mediterrânea têm sido associadas a um menor risco de demência.

Benefício da suplementação de probióticos em idosos

Um intestino saudável é muito importante para a saúde de todo o corpo e do cérebro. Contudo, com o envelhecimento a colonização probiótica vai se reduzindo em diversidade e quantidade. Restaurar a integridade intestinal é muito importante pois previne a entrada de substâncias alergênicas, toxinas e patógenos na corrente sanguínea.

Uma barreira intestinal comprometida aumenta o risco de doenças autoimunes, inflamação crônica, obesidade, depressão, questões neurológicas e neurodegenerativas. Estudo aleatorizado publicado em 2022 mostrou que a suplementação da mistura probiótica (Lactobacillus paracasei HII01, Bifidobacterium breve e Bifidobacterium longum) reduz a hiperpermeabilidade intestinal, melhora o perfil lipídico, diminui o índice de obesidade (Chaiyasut et al. 2022).

Aprenda mais sobre o intestino e a suplementação de probióticos no curso online de modulação da microbiota intestinal.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags