Obesidade Sarcopênica

Sarcopenia é um termo utilizado para se referir à redução de massa magra, de força e função muscular. Observa-se esse fenômeno em homens e mulheres, sendo associado à perda progressiva de autonomia, à redução da densidade mineral óssea e ao declínio da capacidade funcional.

A obesidade possui como característica o aumento da adiposidade corporal, resultando em alterações metabólicas em todos os sistemas. Sarcopenia e obesidade podem andar juntas acelerando o processo de envelhecimento.  

O tratamento da obesidade sarcopênica envolve modificações no estilo de vida, na dieta e na movimentação do corpo (Bouchonville & Villareal, 2014).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags