Dia Mundial da Água

Screen Shot 2018-03-22 at 7.15.03 PM.png

Hoje é o dia mundial da água. De acordo com o Relatório Mundial da Água 2018 a demanda por água nas indústrias e residências vem aumentando muito rápido, mais rápido do que a da agricultura. Quanto mais alimentos industrializados e quanto mais carne uma pessoa consome mais água está gastando. 

Atualmente, estima-se que 3,6 bilhões de pessoas - quase metade da população mundial - viva em água que apresentam algum nível de escassez de água. Infelizmente isso só tende a aumentar já que gastamos demais! 

Por exemplo, o Distrito Federal, passa por racionamento desde janeiro de 2017. Até amanhã acontece em Brasília o Fórum Mundial da Água que reune representantes de 175 países, entre cientistas, políticos, juízes, pesquisadores e cidadãos comuns. O objetivo é discutir e estabelecer compromissos para o uso racional, conservação, proteção e planejamento da gestão da água em todo o mundo.

Você também pode fazer sua parte:

  • Cheque vazamentos em canos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova ou esponja e jogue no lixo. Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los.
  • Aproveite a água da chuva para molhar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes, então molhe -as de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Só abra quando for usar. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar patios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.
  • Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.
  • Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo
    consumo fora do normal.
  • Evite banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.
  • Consuma menos carnes e alimentos industrializados.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!
Tags