Estratégias para redução de náuseas e vômitos na gravidez

Náuseas e vômitos podem afetar 80% das mulheres grávidas, dificultando a alimentação e aumentando o risco de carências nutricionais.

Suas causas incluem:

Screen Shot 2018-03-22 at 2.09.03 PM.png
  • Níveis altos de HGC (Gonadatrofina Coriônica Humana);
  • Aumento dos níveis de estradiol materno e fetal;
  • Aumento dos níveis de progesterona;
  • Deficiência de vitamina B6 (piridoxina);
  • Infecção pela bactéria Helicobacter Pylori;
  • Fatores psicológicos como gestação indesejada

As náuseas e vômitos também são comuns em gestações gemelares, mulheres grávidas pela primeira vez, gestantes adolescentes, histórico familiar de náuseas e vômitos na gravidez, histórico de enxaqueca.

Cerca de 3% das gestantes evoluem para uma forma mais grave conhecida como hperêmese gravídica, caracterizada pela presença de vômitos intensos, perda de peso, alterações hidroeletrolíticas, cetose, cetonúria, distúrbios neurológicos, hepáticos e renais.

A gestante precisa ser bem acompanhada. O médico solicitará exames (hemograma, ureia, creatinina, glicose, eletrólitos séricos, testes de urina). O nutricionista fará o controle do peso da gestante. Com todos estes dados poderão ser descartadas outras causas de mal estar como apendicinte, colecistite, gastroenterite, cetoacidose diabetica, obstrução intestinal e pancreatite.

 Algoritmo recomendado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) para o tratamento de gestantes que apresentam náuseas e vômitos na gestação.

Algoritmo recomendado pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) para o tratamento de gestantes que apresentam náuseas e vômitos na gestação.

Descartando-se as causas médicas para a hiperêmese gravídica a gestante receberá aconselhamento nutricional e emocional.

Quanto à conduta nutricional é preciso avaliar:

Apenas se estas estratégias não derem certo é que medicamentos deverão ser prescritos.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!