Deficiência de cálcio, selênio e zinco em pessoas com Síndrome de Down

Indivíduos com Síndrome de Down frequentemente apresentam hipotonia muscular, problemas cardíacos congênitos, hipotireoidismo, queda da imunidade e maior estresse oxidativo com grande produção de radicais livres.

Revisão publicada recentemente mostrou que pessoas com Síndrome de Down frequentemente apresentam carência dos minerais cálcio, zinco e selênio (Saghazadeh et al., 2017). Estes micronutrientes são essenciais para o bom funcionamento da musculatura esquelética e cardíaca, para a produção de hormônios tireoidianos e de enzimas antioxidantes.

Desta forma, a avaliação dietética e bioquímica de pessoas com síndrome de Down deve ser periódica para que a correção metabólica com alimentos e suplementos apropriados seja feita de forma adequada.

Inscreva-se para o grupo de estudos.

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/