Prevalência de doença celíaca em pessoas com Síndrome de Down

Mais um estudo mostra que a prevalência de doença celíaca em pessoas com Síndrome de Down (5,7 a 6,0%) é maior do que no restante da população (0,5 a 1%). O estudo avaliou os dados de mais de 4.000 pacientes com Síndrome de Down, da infância à fase adulta. 

De acordo com os pesquisadores pelo menos 1 a cada 20 pessoas com Síndrome de Down apresenta doença celíaca, o que motiva o rastreamento em todas as pessoas com a trissomia do cromossomo 21 (Du et al., 2018). 

No grupo de estudos sobre nutrição e Síndrome de Down discutiremos ainda outros problemas autoimunes, as alergias e sensibilidade ao glúten e suas implicações para estas pessoas. O grupo começa no próximo sábado. Saiba mais e faça sua inscrição clicando na imagem:

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/