Trofologia: o que é isso?

Andreia Torres - nutricionista.png

Do grego trophé (nutrição) + logos (tratado) esta ciência acredita que “você é o que você come”. De acordo com a trofologia muitos males de saúde comuns em nossa sociedade devem-se à má alimentação e à acidez orgânica. Por isso, busca cultivar a saúde ou reverter doenças por meio do consumo de alimentos saudáveis.

Tem como foco a boa digestão, mantendo o organismo em seu pH normal ou levemente alcalino (pH entre 7 e 8). Enquanto nossa mente, nossas emoções podem pedir chocolate, sorvete, cerveja ou massas industrializadas, nossas células pedem coisas bem diferentes. Precisam de água, vitaminas, minerais, glicose, aminoácidos e ácidos graxos essenciais. Também beneficiam-se do contato com os fitoquímicos, compostos presentes em alimentos de origem vegetal e que geram mais vitalidade e longevidade.

Em meu blog você encontra muitos artigos que tratam da manutenção da saúde intestinal. Afinal, o intestino influencia em grande medida a saúde de todo o corpo.  Aliás, para os orientais nosso intestino é nosso segundo cérebro, influenciando nossa saúde como um todo.

Discuto mais sobre estes assuntos em meu curso nutrição online para iniciantes. Ideal para quem está boiando nos assuntos da nutrição. Nele discuto a importância da alimentação adequada para a saúde e vitalidade durante toda a vida, os nutrientes e suas funções, fatores que contribuem para a manutenção do pH plasmático adequado, processos de desintoxicação do corpo e como apoiá-los para maior longevidade.

Saiba mais em:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/