Quantas plantas comestíveis existem no mundo?

Existem aproximadamente 75.000 espécies de plantas comestíveis na terra (Ojelel & Kakudidi, 2015), mas a humanidade vive com cerca de 100 delas, o que representa 0,13% do potencial.

Só na família do kiwi existem todas estas espécies:

No Brasil, a biodiversidade é gigantescas e existem muitas plantas facilmente encontradas na natureza mas que nem nos damos conta de que são comestíveis. As Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) são plantas comestíveis que não são comuns em nossa dieta. Tem gente que pensa que é mato ou erva daninha por crescerem espontaneamente pelas ruas, praças e quintais, mas na verdade são extremamente nutritivas.

Existem também PANC conhecidas como a bananeira (Musa paradisiaca). Dela consumimos o fruto mas outras partes nutricionalmente ricas acabam ficando negligenciadas como o coração da bananeira (mangará). O desconhecimento sobre as PANCs deve-se , em parte, à falta de divulgação acerca do valor nutricional, potencial econômico, forma de cultivo, manejo e consumo.

A ora-pro-nóbis, por exemplo, é facilmente encontrada na região Sudeste. Costuma ser usada como planta ornamental nos muros das casas. Mas também é ótima fonte de cálcio, magnésio, vitamina A, vitamina B9, vitamina C, triptofano, zinco e proteína. Também possui efeito diurético reduzindo a pressão arterial. A parte mais utilizada da planta é a folha, que deve ser cozinhada ou refogada para reduzir o teor de ácido oxálico, que impede a absorção do zinco.

Baixe aqui o livro Alimentos Regionais Brasileiros.

30-Thai-Vermelho-Grande-de-Sementes-de-Sorgo-Pan&iacute.jpg

Já o sorgo é mais encontrado na região nordeste. É fonte de magnésio, tiamina, piridoxina, fósforo, zinco, magnésio, cobre, vanádio e compostos fenólicos antioxidantes. Como não contém glúten pode ser uma alternativa para pacientes celíacos ou com intolerância à proteína. O sorgo pode ser consumido na forma de grãos. A farinha também pode ser utilizada para o preparo culinário.

Este mês aconteceu em Brasília o X congresso brasileiro de agroecologia e os participantes prepararam um mural sobre as PANC. Tirei uma foto mas o ambiente estava meio escuro. Mesmo assim, vale a pena dar uma olhadinha no trabalho do grupo:

PANC'S.png

Acompanhe também meus vídeos no canal YouTube.com/dicasdanutricionista

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!