Antioxidantes no tratamento de pessoas com Síndrome de Down

Antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou inibir a oxidação (a perda de elétrons) de um substrato. O papel dos antioxidantes dos alimentos é proteger as células sadias do organismo contra a ação oxidante dos radicais livres. Existem alimentos com propriedades antioxidantes, ervas e condimentos com propriedades antioxidantes. Suplementos contendo nutrientes e fitoquímicos com propriedades antioxidantes.

radical livre2.gif

Dizemos na nutrição que viver oxida. A perda de elétrons é uma consequência inevitável do metabolismo. Produzimos radicais livres ao eliminarmos toxinas, produzimos radicais livres ao metabolizarmos os nutrientes, ao fazermos exercício, a nos espormos ao sol, à poluição, ao estresse. 

O corpo produz então radicais livres naturais para lidar com o estresse oxidativo, com a alta produção de radicais livres. Como você poderia esperar, o corpo possui antioxidantes naturais que reagem com ROS para formar moléculas benignas. Na síndrome de Down há uma superexpressão da enzima superóxido dismutase (SOD) e uma redução da glutationa. Como resultado pode haver maior quantidade de radicais livres circulantes, o que leva a maior prejuízo cognitivo e motor, envelhecimento precoce, aumento do risco de Alzheimer e redução da longevidade.

Estudos tentam então identificar se a suplementação de nutrientes (vitaminas A, C, E) e fitoquímicos com propriedades antioxidantes podem retardar este processo. Esta suplementação deve ser feita de forma orientada já que radicais livres também possuem papeis positivos e importantes no corpo. Por exemplo, o sistema imune depende dos radicais livres para atacar e destruir bactérias e células cancerígenas. Os radicais livres também são importantes sinalizadores, dizendo às células quando devem aumentar sua proteção contra agentes invasores.

Ou seja, o equilíbrio entre substâncias oxidantes e antioxidantes é fundamental para a manutenção da saúde em qualquer pessoa e mais ainda na Síndrome de Down. Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!