Dieta rica em alimentos de origem animal aumenta risco de doenças coronarianas

Artigo publicado na Nature Reviews Nephrology descreve mecanismo em que dietas ricas em gorduras, carnes e outros alimentos de origem animal elevam o risco de doenças crônicas e cardiometabólicas.

Tais alimentos são ricos em compostos (carnitina e colina) que alteram a composição intestinal, aumentam a produção bacteriana de toxinas como a trimetilamina (TMA), a permeabilidade intestinal, a resistência a insulina, esteatose e inflamação do tecido adiposo.

A TMA chega ao fígado sendo convertida pela enzima flavina monooxigenase (FMO) em óxido de trimetilamina (TMAO). O TMAO aumenta danos cardiovasculares e renais.

Para reverter essa cascata bioquímica é importante reduzir o consumo de gorduras ruins, de alimentos de origem animal e cuidar do intestino (tratar a disbiose).

Não use suplementos de carnitina e colina sem orientação, especialmente se você já tiver na família casos de doenças cardiovasculares ou de Alzheimer (Vogt et al., 2018).

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/