Brasil é campeão em mortalidade por câncer

A incidência de câncer não para de aumentar no Brasil. E o pior, o país é campeão de mortalidade, de acordo com a OECD.

Um dos fatores de risco para o aumento da incidência do câncer é o consumo de álcool, que aumenta ainda o risco de uma série de doenças hepáticas e gastrointestinais.

Mesmo em quantidades baixas (um drink ao dia para mulheres e 2 drinks para homens) pode aumentar a probabilidade de aparecimento de câncer de mama e ovários nas mulheres e de próstata nos homens. A propensão aumenta ainda mais se a pessoa também fumar. O estudo mais recente sobre o assunto foi publicado por Yin Cao e colaboradores de Harvard no BMJ no dia 18/08/15. 

Outras estratégias essenciais para a redução da mortalidade é a dieta saudável, a redução do consumo de carnes processadas, a atividade física e os exames de rotina.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/