Frutas secas: boas ou ruins para você?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação às frutas desidratadas. Enquanto uns acreditam que é super saudável, outros não consomem de jeito nenhum, acreditando serem muito engordativas. Frutas, como ameixas, maçãs, uvas, tâmaras, figos, damascos, tâmaras e abacaxi, podem ser desidratadas até perderem praticamente todo o conteúdo de água, por meio de métodos de secagem.

Vantagens

Frutas secas demoram mais tempo para estragar, podendo ser armazenadas fora da geladeira. É um lanche útil especialmente para viagens longas. São super nutritivas, contendo mais fibras, vitaminas (com exceção da vitamina C) e minerais do que o mesmo volume de fruta fresca. São ótimas fontes de antioxidantes, especialmente polifenóis, que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo, a saúde digestiva e o risco de danos oxidativos.).

Desvantagens

Frutos secos são ricos em açúcares (glicose, frutose) e calorias. O teor de açúcares nas frutas secas varia entre 38 e 59%:

- Uva passas: 59% - Tâmaras: 64-66% - Ameixas: 38%

- Pêssego: 53% - Figo: 48%

Uma pequena porção de passas contém 84 calorias e, entre 22 a 51% das calorias das frutas secas vem da frutose. Como é fácil comer grandes quantidades por vez, a quantidade de açúcar no plasma pode aumentar a níveis não saudáveis. Algumas empresas também cobrem as frutas secas com mais açúcar ou xarope de glicose, o que aumenta ainda mais o problema. Leia sempre a lista de ingredientes dos produtos antes de comprar. Algumas empresas também acrescentam sulfitos ao produto, o que pode gerar cólicas, erupções cutâneas ou mesmo ataques de asma, em pessoas sensíveis. Os sulfitos são adicionados para preservar a cor do produto por mais tempo.

Aprenda mais sobre nutrição e saúde no curso de formação de coaches de saúde integrativa

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags ,