O que aprendi com o yoga, que não havia aprendido com mestrado e doutorado?

Eu escrevo um diário há anos. Relendo minhas anotações recentemente percebi o quanto o yoga tem estado presente e me ajudado, nos dias ruins e nos dias bons. Pratiquei yoga na gestação, pratiquei muito durante o doutorado e incorporei de verdade os ensinamentos em minha vida. O yoga gerou muitas lições, bem diferentes das que aprendi na universidade.

Praticando as diferentes técnicas descobri a força da minha mente e do meu corpo. Com a prática vi que posso sempre desenvolver-me, sempre superar-me. O yoga deixou-me mais confortável com meu próprio corpo, melhorou meu autocontrole e me deu algo verdadeiro em que me apoiar.

Muitas vezes na vida não sabemos se as coisas estão bem. Como saber se estou sendo uma boa mãe, uma boa filha, uma boa professora, uma boa amiga, uma boa pesquisadora, uma boa pessoa? Mas com o yoga não tem isso. Estendemos o tapete e a prática é óbvia. Sabemos quais as posturas conseguimos e quais não conseguimos fazer. A prática nos dá claridade sobre nossas limitações. Também mostra que tudo tem seu tempo e tudo está bem. A cada conquista vamos desenvolvendo maior autoconfiança, maior senso de valor próprio, além de mais saúde e bem estar. E com saúde, temos energia para correr atrás de tudo o que desejamos. As práticas meditativas nos deixam mais calmos e criativos o que reflete-se no trabalho.

O yoga também vem embrulhado em uma série de valores que permitem que nos transformemos em uma versão melhor de nós mesmos. Além disso, nos aproxima de pessoas que estão no mesmo caminho do autoconhecimento, que querem continuar crescendo, melhorando-se e contribuindo para um mundo melhor. Pratica yoga? Continua. Quer trabalhar com yoga? Veja abaixo algumas oportunidades:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/contato/
Tags