Gengibre controla náuseas em pacientes em tratamento quimioterápico

download.jpg

O gengibre é uma planta originada da Ásia, que se espalhou pelo mundo devido tanto ao seu sabor picante ao forte quanto às suas propriedades medicinais. Por conter canfeno, felandreno, zingibereno e zingerona, o gengibre tem sido utilizado pela medicina popular para o tratamento da inflamação, para o alívio da dor, e também das náuseas e vômitos, principalmente entre gestantes. Agora uma nova pesquisa realizada com pacientes com câncer, mostrou que o uso do gengibre foi capaz de reduzir as náuseas após a quimioterapia, em 40% da amostra.

O tratamento quimioterápico é altamente agressivo e usualmente é acompanhado de diferentes efeitos colaterais (náuseas, vômitos, mal estar, imunossupressão e até infertilidade). As náuseas são muito comuns - até 70% dos pacientes relatam este sintoma - e de difícil controle, por isto estudos com medicamentos ou suplementos que as aliviem são muito benvindos. Os pesquisadores do centro médico da Universidade de Rochester, nos EUA, incluíram no estudo 644 pacientes em tratamento quimioterápico. O gengibre foi utilizado na forma de suplementos. Os compostos ativos do gengibre são absorvidos facilmente e demonstram ainda ação antiinflamatória, o que é altamente benéfico neste grupo de pacientes.

CHÁ DE GENGIBRE É SAUDÁVEL PARA QUEM TEM PRESSÃO ALTA?

Existe um mito de que pessoas com aumento da pressão arterial não podem consumir chá de gengibre. Não é verdade. O gengibre è rico em compostos extremamente benéficos, antioxidantes e antiinflamatórios, como o gingerol e o shogaol, que contribuem para a saúde cardiovascular. Não preocupe-se com o gengibre e sim com a pizza, o refrigerante, o sorvete, o álcool, o açúcar, a carne cheia de gordura saturada...

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/