Mamães e seus bebês.

Os genes podem ser modificados pelo ambiente e um novo estudo da epigenética mostrou que você é o que sua mãe não comeu durante a gestação! Eu sei, já falei de outros estudos parecidos este ano, mas as evidências de que a dieta da mãe influencia a saúde dos filhos, muitos anos depois do nascimento, vem se acumulando em velocidade crescente. Filhotes de ratos cujas mães tiveram uma dieta pobre desenvolveram-se menos após o nascimento e ficaram mais propensos à alguns problemas de saúde como diabetes, retardo no crescimento, doenças cardiovasculares, obesidade e outras doenças crônicas. Uma das características observadas nos ratos é que a privação de nutrientes na gestação diminuiu a expressão do gene responsável pela produção de IGF-1. Apesar de o estudo ter envolvido ratos, os genes e mecanismos celulares envolvidos são os mesmos dos seres humanos, o que demonstra a necessidade de se cuidar bem direitinho da alimentação das gestantes.

Extra: no módulo 9 do meu curso de yoga converso mais sobre nutrição na gestação e ensino as técnicas de yoga e meditação apropriadas para a gestante praticar em casa.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/