Frutas diminuem o risco de Alzheimer

brain.jpg

Frutas são fontes importantes de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes protetores contra doenças neurodegenerativas, incluindo o mal de Alzheimer. Pesquisadores da Universidade de Cornell investigaram os efeitos do consumo de maçãs, bananas e laranjas nos neurônios e descobriram que fitoquímicos fenólicos destes alimentos previnem a neurotoxicidade das células. Dentre as três frutas, as maçãs contém os níveis mais altos de antioxidantes, seguidas das bananas e laranjas.

Frutas são fontes de fibras e mantém o intestino funcionam bem. Um estudo publicado em 2022 mostrou que pessoas que só evacuam a cada 3 dias têm um risco muito superior de neurodegeneração (García et al., 2022).

Este estudo foi publicado no Journal of Food Science.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/