Estudo publicado na revista Neurology® mostrou que mulheres com um estilo de vida mais saudável possuem um menor risco de derrames. As consequências do acidente vascular cerebral são devastadoras e, em geral, irreversíveis. Por isto, ter uma dieta balanceada, consumir pouco álcool, não fumar, praticar exercícios físicos regularmente e manter um peso saudável são fatores protetores que devem ser buscados por todos. O estudo acompanhou mulheres suecas mas as recomendações são válidas independentemente da nacionalidade e sexo. Você pode visualizar o resumo da pesquisa aqui.
114 dias sem chuva no DF
Estão todos reclamando do calor e da secura em Brasília. Mesmo assim é comum atender no consultório clientes que tomam entre 1 e 4 copos de água ao dia. A desidratação leva a sintomas que vão desde a sensação de boca seca e concentração da urina, diminuição do rendimento físico e mental, até letargia e coma, nos casos graves.
Crianças e idosos são mais suscetíveis à desidratação, por isto não deixe de oferecer regularmente água, chás gelados, sucos e água de coco durante todo o dia. Neste final de semana o clima continuará seco (umidade menor que 20%), quente e ensolarado na capital. Não se exponha muito ao calor nos horários de pico, passe protetor solar ao sair de casa e leve consigo sua garrafinha de água.
Adoçantes artificiais induzem disbiose e aumentam risco de diabetes
Você coloca adoçante em tudo? Vive tomando iogurte light, coca-cola zero e suquinho clight? Pois está na hora de parar!. Um novíssimo estudo, publicado na prestigiada revista Nature, mostrou que o consumo de adoçantes artificiais induzem à disbiose intestinal e aumenta o risco de obesidade e diabetes. Este assunto não é novo. Já falei sobre ele aqui e nesta vídeo aula. Caso queira ler o artigo na íntegra clique aqui (Suez et al., 2014).
Suplementos usados no tratamento do diabetes na Europa
Aprenda mais no curso online: Diagnóstico e Tratamento da disbiose intestinal