Pensamentos podem afetar o corpo e a mente. Pensamentos ruins, desesperançados ou tristes fazem com que nosso corpo libere substâncias que aumentam nossa ansiedade, o estresse e geram emoções negativas. Leia alguns exemplos de pensamentos inadequados e que afetam negativamente a saúde física e/ou emocional:
"Nunca vou ser magro, toda minha família é assim".
"Não emagreço por culpa da minha família, que compra muita porcaria"
"Não adianta eu me esforçar, sempre volto a engordar"
"Minha memória é terrível, mas isso é normal na minha idade"
"Vou ter diabetes (ou outra doença) já que meu pai também tem"
"Não há nada que eu possa fazer para melhorar"
"Não tenho controle sobre minha vida"
"Não recebi a promoção pois meu chefe não gosta do meu trabalho"
"Não param de me olhar. Devem me achar feio/irritante/chato/etc"
Você se identificou com algum destes pensamentos? Eles são chamados pensamentos automáticos, coisas que passam pela nossa cabeça e, às vezes, nos convencem, mesmo sem serem verdadeiros. Nossos pensamentos importam. Se queremos nos sentir bem precisamos pensar coisas boas e desafiar os pensamentos inadequados. Leia mais sobre os pensamentos automáticos em post anterior (clique aqui).
Depressão e obesidade são condições frequentemente associadas (Mühlig et al., 2016). Desta forma, o tratamento multidisciplinar costuma ser o mais eficaz. Psicólogos, psiquiatras, nutricionistas, educadores físicos e instrutores de yoga são alguns dos profissionais importantes durante o tratamento. A terapia cognitivo comportamental é uma das formas de entender, desafiar e reprogramar os pensamentos automáticos. A terapia também ajuda o paciente a curar o passado e a ruminar menos. Em artigo anterior escrevi sobre como a ruminação aumenta o risco de depressão (leia aqui). Atividade física, yoga e meditação também contribuem para a higiene mental. Saiba mais no curso online.
Voltando os pensamentos, que tal mudá-los a partir de hoje? Não se renda aos pensamentos automáticos. Pense com a lógica e seja positivo sobre o seu futuro. Leia alguns exemplos:
Hoje vou aprender mais sobre alimentação, fazer uma lista de alimentos e receitas saudáveis. Depois vou me programar e sair para comprar o que preciso para ter uma alimentação adequada ao meu corpo e minha mente.
Quando me sentir estressado vou tomar um banho gostoso ou sair para caminhar. Chocolates ou sorvetes podem até fazer eu me sentir bem por alguns instantes mas nada se resolve a longo prazo. Usarei hoje outros tipos de distração, que farão eu me sentir muito melhor e por mais tempo.
Direi a minha mãe que amo seu mousse de chocolate mas que não o comerei desta vez pois estou adotando uma vida mais saudável, passo a passo.
Aquela torta parece maravilhosa mas não a comerei pois acabei de almoçar e não estou com fome.
Vou sair para jantar com os amigos e me divertir. Isto não significa que preciso consumir bebidas alcoólicas que adicionam calorias, me desidratam, me deixam com dor de cabeça e com a pele ruim.
Não irei a lugares onde as pessoas fumam pois parei de fumar recentemente.
Vou dormir mais cedo pois isto fará bem a meu corpo e minha mente.
Sempre posso aprender mais, melhorar minha saúde, melhorar minha aparência, independentemente da minha idade.
Quando ficar cansado vou fazer 15 minutos de yoga.
Quando estiver estressado farei 5 minutos de meditação.
Dormir cedo é uma prioridade para mim pois tenho mais vitalidade, energia e alegria durante a semana.
Sinto-me bem após uma corrida ou outro exercício físico. Por isto, vou colocar na minha agenda.
Gosto de sentir-me saudável e quero continuar assim. Por isto farei atividade física e comerei de forma mais saudável.
Gosta de conversar sobre estes temas? Faça o curso online de formação de coaches na abordagem integrativa. Saiba mais aqui.