A dieta cetogênica tem ganhado grande popularidade nos últimos anos como uma poderosa terapia metabólica para diversas condições de saúde. Como os nutricionistas desempenham um papel crucial ao orientar os seus clientes para uma nutrição adequada, entender a ciência por trás da dieta cetogênica é fundamental. O que o nutricionista precisa conhecer:
Fisiologia da Cetose: mudanças metabólicas que ocorrem durante a cetose, com o corpo utilizando a gordura como fonte primária de energia em vez da glicose.
Papel da insuina, corpos cetônicos e ácidos graxos no estado cetogênico.
Proporções recomendadas de gordura, proteína e carboidratos em uma dieta cetogênica bem formulada. Impacto dos macronutrientes nos processos metabólicos, saciedade e controle de peso.
Dieta Cetogênica e Saúde Metabólica: Benefícios da dieta cetogênica para a saúde metabólica, prevenção e reversão do diabetes tipo 2, tratamento do diabetes tipo 1 e 2.
Gerenciamento de Peso e Dieta Cetogênica: corpos cetônicos como fonte de energia, papel na preservação da massa corporal magra, melhoria da composição corporal e ainda na manutenção do peso perdido.
Aplicações da dieta cetogênica na epilepsia, doenças neurodegenerativas, saúde cardiovascular e síndrome dos ovários policísticos (SOP).
Monitoramento e ajuste das proporções de macronutrientes, suplementação, gerenciamento de possíveis efeitos colaterais.
Andreia Torres é uma especialista em terapias metabólicas. Nutricionista com doutorado (UnB/Harvard) e experiência clínica de quase 30 anos. Há mais de 10 anos treina nutricionisstas e médicos no uso seguro e eficaz das terapias metabólicas para o tratamento da obesidade, câncer, transtornos do neurodesenvolvimento, câncer, epilepsia, depressão e transtorno bipolar. Atualmente disponibiliza vídeos de treinamento na plataforma t21.video e atende em seu consultório particular e online. Marque aqui sua consulta.